Antevisão do Fim de Semana

Adver­tise­ments
RSS
GOOGLE
https://jlpress.com/artigo/antevisao-do-fim-de-semana-11468/
YouTube
INSTAGRAM
SOCIALICON

#30 Konstantin Tereschenko / Henrique Chaves AVF BY ADRIÁN VALLÉS D Dallara P217 - Gibson
#30 Kon­stan­tin Tereschenko / Hen­rique Chaves AVF BY ADRIÁN VALLÉS D Dal­lara P217 — Gib­son

  • Fim de Sem­ana Cheio para Por­tugue­ses
  • Esto­ril ini­cia as hos­til­i­dades
  • ELMS com primeira pro­va em Paul Ricard
  • Imsa e PWC em Long Beach
  • Veloso Motor­sports em Valên­cia para 1ª cor­ri­da do Campe­ona­to de Espan­ha de Resistên­cia
  • For­mu­la-E pela primeira vez em Roma
  • For­mu­la 1 na Chi­na

Fim de Semana cheio para os Portugueses

O próx­i­mo Fim de Sem­ana vai ser agi­ta­do para todos os que apre­ci­am o desporto automóv­el.

Para além das difer­entes provas em dis­pu­ta, vários pilo­tos por­tugue­ses vão estar em pista a nív­el inter­na­cional.  São eles, Hen­rique Chaves (ELMS), António Félix da Cos­ta (For­mu­la E), Álvaro Par­ente (PWC), João Bar­bosa e Fil­ipe Albu­querque (IMSA), entre out­ros.

Tam­bém a nív­el inter­na­cional, mas a cor­rer em Por­tu­gal no Inter­na­tion­al GT Open (Esto­ril), temos o Lourenço Beirão da Veiga no BMW GT3 da Teo Mar­tin (Pro), Miguel Ramos no Lam­borgh­i­ni Hura­can GT3 da Daiko Lazarus Rac­ing (ProAM) e o já habit­u­al con­jun­to da por­tugue­sa Sports and You, António Coim­bra e Luis Sil­va (Am).

Um Fim de Sem­ana rec­hea­do para os amantes do desporto automóv­el em Por­tu­gal.

Estoril inicia as hostilidades

Lourenço Beirão da Veiga, BMW M6 GT3, Team Costa Campos - Teo Martin | Photo JoaoLamares/JLpress
Lourenço Beirão da Veiga, BMW M6 GT3, Team Cos­ta Cam­pos — Teo Mar­tin | Pho­to JoaoLamares/JLpress

A Rac­ing Week­End, jun­ta­mente com a espan­ho­la GTSPORT, orga­ni­za este fim de sem­ana os campe­onatos Inter­na­tion­al GT Open e os Nacionais de Veloci­dade Clás­si­cos Cir­cuito, Clás­si­cos Cir­cuito 1300 e Clás­si­cos Cir­cuito Leg­ends. Tam­bém vai ter iní­cio o campe­ona­to de Super 7.

As hos­til­i­dades têm já iní­cio na 6ª feira dia 13 de Abril no Esto­ril com treinos livres do Rad­i­cal Euro­pean Mas­ter, Euro­for­mu­la Open e Inter­na­tion­al GT Open. Da parte da tarde, para além dos treinos livres, há tam­bém as qual­i­fi­cações para os Campe­onatos de Por­tu­gal Clás­si­cos, Clás­si­cos 1300 e Leg­ends.

No âmbito dos clás­si­cos, saudamos o regres­so de Car­los San­tos ao Campe­ona­to Nacional 1300. Depois de uma época de ausên­cia o pilo­to regres­sa ao volante do Dat­sun 1200 verde. Não esconde as suas intenções, mas man­tém os pés bem assentes no chão.

É logi­co que ten­ho ambições de vencer, mas temos de ter os pés bem assentes no chão, isso porque os meus mais direc­tos adver­sários tam­bém se prepararam  muito bem, como é o caso do Campeão em tit­u­lo Luis Ale­gria. “

Out­ro regres­so é o de Fer­nan­do Xavier que trás o Volk­swa­gen Sciroc­co ao Esto­ril. O pilo­to referiu que antes de tudo pre­tende ter­mi­nar as duas cor­ri­das do Campe­ona­to de Clás­si­cos. O pilo­to lem­bra que as cor­ri­das de automóveis tam­bém são um espaço de con­vívio e par­til­ha com a família e os ami­gos, pelo que espera tam­bém um fim de sem­ana de momen­tos bem pas­sa­dos.

Com o GT Open, vêm tam­bém o Rad­i­cal Euro­pean Mas­ters e o Euro fór­mu­la Open.

As ban­cadas vão estar aber­tas para o públi­co em ger­al (Sába­do e Domin­go). O aces­so ao Pad­dock tem um cus­to de 10€, mas o bil­hete é váli­do para os 2 dias do even­to.

Em momen­to opor­tuno, a JLpress irá disponi­bi­lizar o aces­so às trans­mis­sões da GT Open WebTV. Para con­hecer o pro­gra­ma do Esto­ril ace­da a este link

ELMS — Henrique Chaves estreia-se em Paul Ricard.

Henrique Chaves, AVF, Dallara P217 Gibson LMP2 #30
Hen­rique Chaves, AVF, Dal­lara P217 Gib­son LMP2 #30

No próx­i­mo Domin­go, 15 de Abril, em Paul Ricard, tem iní­cio o Euro­pean Le Mans Series com as 4H du Castel­let. Nes­ta primeira pro­va Fil­ipe Albu­querque não par­tic­i­pa, pois esta coin­cide com a ter­ceira pro­va do campe­ona­to amer­i­cano que se real­iza em Long Beach, Cal­ifór­nia, Esta­dos Unidos.

A rep­re­sen­tação por­tugue­sa é então asse­gu­ra­da pelo pilo­to Hen­rique Chaves e pelas equipas Algarve Pro Rac­ing, com um Ligi­er JSP217 Gib­son e pela APR — Rebel­lion Rac­ing, com um Ore­ca 07 Gib­son.

Hen­rique Chaves estreia-se jun­ta­mente com o resto da sua equipa, no ELMS, ao volante de um Dal­lara P217 Gib­son da AVF by Adrián Val­lés. A equipa e o pilo­to por­tuguês estiver­am em evidên­cia durante o pról­o­go que se real­i­zou no iní­cio da sem­ana, onde con­seguiram o mel­hor tem­po com 1:41,018. No entan­to o pilo­to por­tuguês não se deixa encan­tar e sabe que ain­da há muito tra­bal­ho pela frente.

Foi um resul­ta­do muito bom para quem se estreia no Campe­ona­to como é o meu caso e da própria equipa. É o indi­cador de que esta­mos a tra­bal­har no cam­in­ho cer­to e isso deixa-nos muito sat­is­feitos. Serve de moti­vação adi­cional para o iní­cio da tem­po­ra­da”, começou por diz­er Hen­rique Chaves.

Foram dois dias muito bons em ter­mos de tra­bal­ho e adap­tação mas temos a expec­ta­ti­va de con­tin­uar a mel­ho­rar sobre­tu­do em con­sistên­cia de cor­ri­da. Já percebe­mos que somos rápi­dos numa úni­ca vol­ta mas temos de ser con­stantes. Há tra­bal­ho a faz­er nes­sa área mas tam­bém ao nív­el do tráfego. É uma real­i­dade nova para mim e para o meu com­pan­heiro de equipa. Em resumo, foi muito bom ser o mais rápi­do nestes dois dias mas quer­e­mos sê-lo tam­bém em pro­va e isso irá exi­gir muito tra­bal­ho e ded­i­cação” con­cluiu.

Quem quis­er assi­s­tir à pro­va poderá fazê-lo não só através da Motor­sports TV ou através do canal Youtube do campe­ona­to. A JLpress irá tam­bém disponi­bi­lizar aces­so à trans­mis­são.

IMSA e PWC em Long Beach

Cadillac DPi V-R #5 Mustang Simpling, Joao Barbosa e Filipe Albuquerque
Cadil­lac DPi V-R #5 Mus­tang Sim­pling, Joao Bar­bosa e Fil­ipe Albu­querque

Fil­ipe Albu­querque, Joao Bar­bosa prosseguem com o Weath­erTech Sports­car Cahm­pi­onship. Depois das duas cor­ri­das ini­ci­ais de resistên­cia, que tam­bém con­tavam para a NAEC, chegou a vez da primeira pro­va de spint. Será por isso a primeira vez que João Bar­bosa e Fil­ipe Albu­querque cor­rerão soz­in­hos, assu­min­do Chris­t­ian Fit­ti­pal­di as suas funções de direc­tor de equipa.

Esta será a min­ha primeira cor­ri­da ‘sprint’ des­de que dis­putei o DTM
em 2014. Ten­ho pen­sa­do um pouco nesse perío­do para me adap­tar para esta pro­va. O cir­cuito é novo para mim mas ten­ho-me prepara­do e acred­i­to que pos­so tirar par­tido da exper­iên­cia e infor­mações que o Chris­t­ian e o João vão par­til­han­do. Acho que vamos con­seguir um bom rit­mo rap­i­da­mente”, afir­mou Fil­ipe Albu­querque.

Albu­querque e Bar­bosa chegam a Long Beach em 3º lugar do campe­ona­to depois de uma pro­va desas­trosa em Sebring. Mes­mo assim os por­tugue­ses dis­tam ape­nas 6 pon­tos do primeiro lugar. A pro­va cal­i­for­ni­ana dis­pu­ta-se em cir­cuito citadi­no e ape­sar de a equipa ter con­segui­do bons resul­ta­dos, estes não têm sido muito con­sis­tentes.

Para assi­s­tir à cor­ri­da de Long Beach, bas­ta aced­er ao web­site do ImsaTV. A pro­va decor­rerá entre as 00:05 e as 01:45 de Domin­go (hora de Lis­boa).

Álvaro Parente, Bentley Continental GT3 K-Pax Racing #9
Álvaro Par­ente, Bent­ley Con­ti­nen­tal GT3 K-Pax Rac­ing #9

Álvaro Par­ente que tem tido um iní­cio de época difí­cil com o Bent­ley Con­ti­nen­tal GT3 dis­pu­ta a ter­ceira Jor­na­da do PWC com a K-pax Rac­ing. O pilo­to do Por­to que já venceu neste traça­do, não con­ta com facil­i­dades.

Não esper­amos um fim-de-sem­ana fácil, uma vez que esta pista não nos favorece. No entan­to, isso não é moti­vo para não dar­mos o nos­so mel­hor e tra­bal­har­mos para con­quis­tar resul­ta­dos impor­tantes que nos deem pon­tos que serão deci­sivos no final da tem­po­ra­da” afir­mou.

Até gos­to deste traça­do, já lá ven­ci e ten­ho o recorde para GT, mas este ano será difí­cil a repetição deste tipo de resul­ta­dos. Con­tu­do, a equipa está a tra­bal­har bem e estou cer­to de que ter­e­mos um car­ro capaz de nos per­mi­tir bater por boas clas­si­fi­cações. Vamos dar o máx­i­mo ao lon­go de todo o fim-de-sem­ana e no domin­go ver­e­mos onde esta­mos”, con­cluiu.

Esta eta­pa do PWC ape­nas con­ta com uma cor­ri­da. As qual­i­fi­cações terão lugar no sába­do às 17:20, hora de Por­tu­gal Con­ti­nen­tal, e a cor­ri­da terá lugar no domin­go às 18 horas. Ambas as sessões podem ser seguidas em direc­to no site da PWC.

Veloso Motorsports em Valência para 1ª corrida do Campeonato de Espanha de Resistência

Patrick Cunha e Jorge rodrigues, Veloso Motorsports, Maserati GT4
Patrick Cun­ha e Jorge rodrigues, Veloso Motor­sports, Maserati GT4

A Veloso Motor­sport iní­cia este Fim de Sem­ana a sua aven­tu­ra pelo campe­ona­to de resistên­cia espan­hol. A equipa por­tugue­sa inscreve 3 car­ros na com­petição: Um Porsche 911 GT3 Cup para Pedro Mar­reiros e Nuno Batista; um Seat Leon Cupra TCR para Edgar Florindo e o Maserati GT4 para Patrick Cun­ha e Jorge Rodrigues.

Formula-E pela primeira vez em Roma

Sua Santidade o Papa Francisco abençoa o Fórmula E oficial do campeonato.
Sua San­ti­dade o Papa Fran­cis­co abençoa o Fór­mu­la E ofi­cial do campe­ona­to.

A Fór­mu­la-E chega final­mente ao con­ti­nente europeu. A primeira pro­va é tam­bém uma estreia e decorre na cidade históri­ca de Roma, na zona mais mod­er­na da cidade.

Como não podia deixar de acon­te­cer, Sua San­ti­dade o Papa Fran­cis­co rece­beu rep­re­sen­tação com uma seleção de pilo­tos  do campe­ona­to, na sua residên­cia em San­ta Mar­ta. A comi­ti­va, bem como o car­ro ofi­cial do campe­ona­to tiver­am dire­ito a uma bênção apos­tóli­ca antes da audiên­cia papal.

A cor­ri­da, 7ª do campe­ona­to, visi­ta a zona Euro da cidade, onde foi desen­hado um cir­cuito de 2,84Km e 21 cur­vas. Os pilo­tos terão de efec­tu­ar 33 voltas ao cir­cuito.

António Félix da Cos­ta, #28 MS-AD Andret­ti ATEC-003, con­fes­sa que cor­rer num novo cir­cuito, numa cidade nova no campe­ona­to, é sem­pre muito entu­si­as­mante. ” É um ter­ritório ‘em bran­co’ para todos. Toda a equipa fez o seu tra­bal­ho de casa nos sim­u­ladores. Sen­ti­mo-nos bem prepara­dos e vamos faz­er tudo para ameal­har mais alguns pon­tos”.

A FIA, entre­tan­to con­fir­mou as homolo­gações dos con­stru­tores para a sex­ta época do campe­ona­to, a dis­putar-se entre 2019 e 2020. Fica con­fir­ma­da a entra­da ofi­cial da Porsche, depois das entradas da Mer­cedes e BMW.

Entre­tan­to a orga­ni­za­ção anun­ciou que na cor­ri­da de Berlim (Maio) o anti­go campeão do mun­do de Fór­mu­la 1, Nico Ros­berg estará ao volante do novo car­ro, naque­la que será a apre­sen­tação públi­ca do car­ro de 2ª ger­ação da Fór­mu­la E

O campe­ona­to chega a Roma com a Techee­tah na frente do campe­ona­to, com 27 pon­tos de van­tagem sobre a Mahin­dra e 34 da DS Ver­gin.

No que respei­ta aos pilo­tos, a lid­er­ança é de Jean Eric Vergne com 109 pon­tos. Em segun­do lugar está Félix Rosen­qvist com 79 e em 3º Sam Bird com 76. Bue­mi surge na 4ª posição, mas algo dis­tante dos seus adver­sários, com 52 pon­tos, menos de metade do lid­er. O atu­al campeão que tem tido uma época algo desas­trosa, encon­tra-se em 10º lugar com 21 pon­tos. António Félix da Cos­ta, com um car­ro bem menos com­pet­i­ti­vo esta a cin­co pon­tos de Di Gras­si, na 14ª posição.

A cor­ri­da pode ser vista no Eurosport, no sába­do, a par­tir das 15 horas de Lis­boa. A qual­i­fi­cação é às 11h e a super-pole às 11:45.

Fórmula 1 na China

Sebastien Vettel, Ferrari SF71H #5
Sebastien Vet­tel, Fer­rari SF71H #5

Depois do Bahrain a Fór­mu­la 1 chega a Shang­hai para o GP da Chi­na. A pesar de se ter saí­do bem nos dois primeiros Grandes Prémios da tem­po­ra­da, a Fer­rari vai cer­ta­mente con­tar com uma fortís­si­ma oposição da Mer­cedes AMG e da Aston Mar­tin Red­Bull.

O Meio do pelotão tam­bém terá uma palavra a diz­er. Gasly no Toro Rosso vem cer­ta­mente muito moti­va­do, bem como Eric­s­son, no Alfa Romeo Sauber, após o exce­lente 9º lugar no Bahrain. Haas, Renault, McLaren e Force India, con­tin­uarão, sem duvi­da, a sua batal­ha pelo maior número de pon­tos pos­sív­el.

Mais um Grande Prémio a não perder com a com­pan­hia da JLpress que, como vai sendo habito, pub­li­cará um ‘live post’ com as prin­ci­pais entradas do Twit­ter e onde os nos­sos seguidores poderão inter­vir num chat e/ou comen­tan­do as entradas pub­li­cadas. É no domin­go às 7:10 da man­hã, hora de Por­tu­gal Con­ti­nen­tal.

Similar Posts: