CONSTELAÇÃO JOVEM EM DESTAQUE NO MELHOR QUADRO DE SEMPRE

Mil­len­ni­um Estori Open 2018: Final Joao Sousa (POR) verus Frances Tiafoe (USA), Clube de Tenis do Esto­ril, Esto­ril, Cas­cais, Por­tu­gal
  • Dois top 10: Kevin Ander­son e Ste­fanos Tsit­si­pas
  • Dois top 20: Fabio Fogni­ni e Gael Mon­fils
  • Top 3 do NextGen: Tsit­si­pas, De Minaur, Tiafoe
  • Cut-Off mais baixo: últi­ma entra­da é 64º
  • Vice-campeão Tiafoe lid­era forte arma­da dos EUA
  • Cin­co deten­tores de títu­los do ATP Tour em 2019
  • Apre­sen­tação: 27 março com anún­cio de wild card

Na sequên­cia do fecho das inscrições, a orga­ni­za­ção do Mil­len­ni­um Esto­ril Open vem por este meio divul­gar a lista de jogadores com entra­da dire­ta no quadro prin­ci­pal de sin­gu­lares do maior even­to tenís­ti­co por­tuguês – cuja quin­ta edição se real­iza entre 27 de Abril e 5 de Maio, no Clube de Ténis do Esto­ril. A apre­sen­tação ofi­cial está agen­da­da para o próx­i­mo dia 27 de março, às 11h30, no pólo SBE da Uni­ver­si­dade Nova, em Car­cave­los.

Depois de já terem sido anun­ci­a­dos pre­vi­a­mente seis pro­tag­o­nistas, incluin­do o deten­tor do títu­lo e mel­hor tenista por­tuguês de sem­pre, João Sousa, uma análise glob­al ao lote de 19 tenistas com clas­si­fi­cação para aced­er dire­ta­mente à mel­hor grel­ha indi­vid­ual do Mil­len­ni­um Esto­ril Open colo­ca em evidên­cia a qual­i­dade e a juven­tude do elen­co – com o mais baixo cut-off (o últi­mo tenista com entra­da dire­ta é 64º) e a mais baixa média de idades (26 anos, face a uma média no top 50 per­to dos 30).

A reforçar essas duas dire­trizes estão tam­bém os mel­hores reg­is­tos em três hier­ar­quias dis­tin­tas. No rank­ing do ATP Tour: dois ele­men­tos do top 10 pela primeira vez (Kevin Ander­son e Ste­fanos Tsit­si­pas).

Na clas­si­fi­cação ATP Race to Lon­don:dois jogadores do TOP 8 (Ste­fanos Tsit­si­pas, 3º, e Gael Mon­fils 6º). E na clas­si­fi­cação NextGen — ATP Race to Milan: os três primeiros da tabela de jogadores até 21 anos (Ste­fanos Tsit­si­pas, Alex de Minaur e Frances Tiafoe).

Alex de Minaur (AUS) no jogo con­tra Kile Edmund (GBR) do Mil­len­ni­um Estori Open 2018 — R16

CONFRONTO DE GERAÇÕES

Na ver­tente da juven­tude, desta­ca-se mes­mo a inédi­ta arma­da amer­i­cana lid­er­a­da pelo vice-campeão de 2018, Frances Tiafoe, e que inte­gra tam­bém Reil­ly Opel­ka (o gigante de 2m11 que gan­hou recen­te­mente o Open de Nova Iorque), Tay­lor Fritz e Macken­zie McDon­ald, todos eles rep­re­sen­tan­do o futuro da modal­i­dade nos Esta­dos Unidos e com idades entre 21 e 23 anos. Nun­ca antes hou­ve qua­tro rep­re­sen­tantes norte-amer­i­canos com entra­da dire­ta no quadro prin­ci­pal de um even­to do ATP Tour em Por­tu­gal; a sua juven­tude con­tribui para uma média de idades que só não é mais baixa porque, a par de seis jogadores até 21 anos (oito até 23 anos), haverá oito trin­tões a jus­ti­ficar a ele­va­da média que tem cara­ter­i­za­do o top 100 ao lon­go da últi­ma déca­da.

O quar­te­to amer­i­cano for­ma o mais numeroso con­tin­gente nacional num elen­co que tam­bém esta­b­elece um novo recorde de inter­na­cional­iza­ção nas cin­co edições do torneio: no lote de entradas dire­tas con­tam-se 14 país­es de cin­co con­ti­nentes. Sur­preen­den­te­mente para um torneio de ter­ra bati­da (para mais real­iza­do em Por­tu­gal), há ape­nas um espan­hol na lista: Jaume Munar, out­ro jovem de 21 anos queé o pro­te­gi­do de Rafael Nadal na sua acad­e­mia e queno final do ano pas­sa­do jogou o NextGen ATP Finals com Ste­fanos Tsit­si­pas, Alex de Minaur, Frances Tiafoe e Tay­lor Fritz. De notar os regres­sos do argenti­no Leonar­do May­er (par­ceiro habit­u­al de João Sousa na vari­ante de pares, ten­do chega­do às meias-finais do Mil­len­ni­um Esto­ril Open do ano pas­sa­do e do Open da Aus­trália deste ano) e do britâni­co Cameron Nor­rie (que na edição trans­ac­ta gan­hou o tit­u­lo de pares e que disse ser o Mil­len­ni­um Esto­ril Open o seu torneio preferi­do do cir­cuito).

O quadro prin­ci­pal de 28 ele­men­tos fica com­ple­to com qua­tro tenistas vin­dos da fase de qual­i­fi­cação, três wild cards e even­tual­mente dois spe­cial exempts. Na cal­ha para entrar dire­ta­mente caso não sejam usa­dos os spe­cial exempts e/ou haja desistên­cias está o con­tro­ver­so aus­traliano Bernard Tom­ic.

O COMENTÁRIO DO DIRECTOR DO TORNEIO

Temos os 3 mel­hores jogadores jovens do mun­do a atu­ar no Mil­len­ni­um Esto­ril Open, o que sig­nifi­ca que a nos­sa estraté­gia de atrair os grandes campeões do futuro tem dado resul­ta­do”, sub­lin­ha João Zil­hão. O dire­tor do torneio acres­cen­taain­da: “Antes de qual­quer dado estatís­ti­co, con­vém realçar a qual­i­dade intrínse­ca do elen­co, com dois jogadores do top 10 mundi­al pela primeira vez (uma rari­dade num even­to ATP 250), cin­co campeões de torneios em 2019 e a estreia de dois dos maiores enter­tain­ers do cir­cuito no Clube de Ténis do Esto­ril: Gael Mon­fils e Fabio Fogni­ni, actual­mente ambos no top 20.  Ter­e­mos tam­bém a situ­ação inédi­ta de ver­mos pela primeira vez um por­tuguês defend­er o seu títu­lo num torneio do ATP Tour em Por­tu­gal e con­ta­mos com o públi­co nacional para o apoiar nes­sa mis­são. Por fim, um por­menor muito rel­e­vante: o forte con­tin­gente for­ma­do pela nova ger­ação do ténis amer­i­cano, que tam­bém mostra que o Mil­len­ni­um Esto­ril Open – e a bela zona do Estoril/Cascais – tem uma relevân­cia cada vez maior nos Esta­dos Unidos”.

LISTA COMPLETA DE INSCRITOS

Com aces­so dire­to                                           Rank­ing     Idade

Kevin Ander­son (AFS)                                       7.º                  32

Ste­fanos Tsit­si­pas (GRE)                                  10.º               20

Fabio Fogni­ni (ITA)                                            17.º               31

Gael Mon­fils (FRA)                                             18.º               32

Alex de Minaur (AUS)                                       26.º                20

Frances Tiafoe (EUA)                                        34.º               21

John Mill­man (AUS)                                           39.º               29

Jérémy Chardy (FRA)                                        40.º               32

João Sousa (POR)                                                41.º               29

Mikhail Kukushkin (CAZ)                                43.º               31

Dusan Lajovic (SER)                                          44.º               28

Cameron Nor­rie (GBR)                                     51.º               23

Tay­lor Fritz (EUA)                                              56.º               21

Reil­ly Opel­ka (EUA)                                           58.º               21

Malek Jaziri (TUN)                                              59.º               35

Macken­zie McDon­ald (EUA)                           60.º               23

Jaume Munar (ESP)                                           61.º               21

Leonar­do May­er (ARG)                                    62.º               31

Yoshi­hi­to Nish­io­ka (JAP)                                 64.º               32

Alter­nates

Hugo Del­lien (BOL)                                            74.º               25

Ernests Gul­bis (LET)                                         78.º               30

Nico­las Jar­ry (CHI)                                             79.º               23

Gui­do Andreozzi (ARG)                                    80.º               27

Bernard Tom­ic (AUS)                                        81.º               26

Fed­eri­co Del­bo­nis (ARG)                                 83.º               28

Pra­j­nesh Gunneswaran (IND)                        84.º               29

Pablo Cuevas (URU)                                           85.º               33

NOTA: aos 19 tenistas com entra­da direc­ta, jun­tar-se-ão dois Spe­cial Exempt (ou dois alter­nates, caso não haja jogadores nes­sa situ­ação), qua­tro qual­i­fiers e três wild-cards.

O Mil­len­ni­um Esto­ril Open decor­rerá de 27 de Abril a 5 de Maio e os bil­hetes estão à ven­da nos locais habit­u­ais. O dia 1 (sessão diur­na), o sába­do 4 e o domin­go 5 já têm lotação prati­ca­mente esgo­ta­da!

Via Gabi­nete de Impren­sa do Mil­len­ni­um Esto­ril Open

Siga-me

Joao Lamares

Editor in Chief at JLpress News
Fotógrafo profissional desde 1999, colaborou com diversas empresas, agencias de publicidade e gabinetes de imprensa.
Colaborou com o Blog Fashion Heroines como fashion phortographer.
É o fotógrafo oficial da Colorida Art Gallery.
Fundou a JLpress Sport News and Photo em abril de 2016 onde acumula os cargos de Diretor de conteúdos e fotógrafo.
Joao Lamares
Siga-me