Felix da Costa recupera até aos pontos.

Boa recuperação de Félix da Costa até aos pontos

António Félix da Cos­ta ter­mi­nou na 10ª posição final na 5ª cor­ri­da da tem­po­ra­da 2018 / 2019 da For­mu­la E, que teve lugar esta madru­ga­da em Hong Kong. O pilo­to Por­tuguês efe­tu­ou uma exce­lente recu­per­ação des­de o 20º lugar da grel­ha até ao 10º pos­to final, ameal­han­do um sua­do pon­to num dia em que a BMW sen­tiu alguns prob­le­mas de set up e per­for­mance, prin­ci­pal­mente na qual­i­fi­cação, que decor­reu em pista mol­ha­da.

A chu­va mar­cou pre­sença durante todo o dia em Hong Kong, com as duas sessões de treinos livres e a qual­i­fi­cação a terem lugar com pista mol­ha­da, onde ficou des­de logo bem evi­dente difi­cul­dades da BMW I Andret­ti em ger­ar tem­per­atu­ra nos pneus, o que difi­cul­ta­va a vida dos pilo­tos, com pouco “grip” nas dez cur­vas que com­pun­ham este traça­do citadi­no de Hong Kong. A jun­tar a isto, AFC foi para a pista na qual­i­fi­cação no grupo 1 (grupo reser­va­do ao top 5 do campe­ona­to), onde a pista se encon­tra­va mais mol­ha­da que nos gru­pos restantes, por­tan­to o 20º lugar na grel­ha foi de fac­to o resul­ta­do pos­sív­el nes­ta difí­cil qual­i­fi­cação.

Na cor­ri­da des­ta madru­ga­da AFC entrou em pista deci­di­do a recu­per­ar posições e lutar pelos pon­tos e se assim o pen­sou mel­hor o fez. O pilo­to de 27 anos largou muito bem e de ime­di­a­to se colo­cou no 15º pos­to, con­tin­uan­do depois a recu­per­ar posições durante toda a cor­ri­da té ao 10º lugar final, numa pro­va isen­ta de erros, onde AFC max­i­mi­zou todo o poten­cial do seu BMW iFE.18, con­forme referiu no final: “Não foi um dia fácil, estive­mos toda a man­hã nas sessões de treinos livres e na qual­i­fi­cação com prob­le­mas de acer­to do nos­so car­ro em que sim­ples­mente os pneus não ger­avam tem­per­atu­ra e não sen­ti grip nen­hum para poder atacar, foi uma man­hã difí­cil que com­pro­m­e­teu o nos­so dia. Na cor­ri­da alterá­mos o set up e mel­horá­mos um pouco, mas não o sufi­ciente. Ain­da assim recu­perei o pos­sív­el e arran­can­do tão de trás na grel­ha chegar aos pon­tos é uma peque­na mas jus­ta con­so­lação para a equipa e para mim. Vamos anal­is­ar os dados recol­hi­dos para mel­ho­rar­mos e voltar­mos já em Sanya aos lugares da frente.” 

O vence­dor da cor­ri­da de hoje foi Sam Bird (Vir­gin Rac­ing), que se envolveu num aci­dente com Andre Lot­ter­er na penúl­ti­ma vol­ta, pelo que o resul­ta­do encon­tra-se pro­visório por ago­ra, estando este inci­dente sob inves­ti­gação. No 2º lugar ter­mi­nou Edoar­do Mor­tara ao volante do monolu­gar da Ven­turi, com o Brasileiro Lucas di Gras­si (Audi) a fechar o pódio des­ta 5ª jor­na­da da tem­po­ra­da 5 da For­mu­la E.

Com este resul­ta­do, a con­fir­mar-se a vitória de Bird, o Britâni­co salta para a lid­er­ança do campe­ona­to com 71 pon­tos, com Jerome D´Ambrosio a descer a 2º com 53 pon­tos, segui­do de Di Gras­si com 49 e Félix da Cos­ta ago­ra em 4º com 47 pon­tos e Edoar­do Mor­tara a fechar o top 5 com 45. A próx­i­ma pro­va da For­mu­la E tem lugar na cidade de Sanya, na Chi­na, já daqui a 15 dias, no dia 23 de Março. Até lá AFC via­ja já no próx­i­mo fim de sem­ana até aos Esta­dos Unidos, para as 1000 mil­has de Sebring, pro­va a con­tar para o Campe­ona­to do Mun­do e Resistên­cia (WEC), onde o pilo­to Por­tuguês rep­re­sen­ta a equipa ofi­cial da BMW.


Próx­i­mas cor­ri­das:

23 Março 2019 — ePrix Sanya (Chi­na)
13 Abril 2019 — ePrix Roma (Itália)
27 Abril 2019 — ePrix Paris (França)
11 Maio 2019 — ePrix de Mona­co (Mona­co)
25 Maio 2019 — ePrix Berlim (Ale­man­ha)
22 Jun­ho 2019 — ePrix Bern (Suíça)
13 Jul­ho 2019 — ePrix Nova Iorque I (EUA)
14 Jul­ho 2019 — ePrix Nova Iorque II (EUA)
 
O QUE É A FORMULA E?

A Fór­mu­la E é o úni­co e ino­vador campe­ona­to FIA de monolu­gares 100% elétri­cos, que se encon­tra na sua quin­ta tem­po­ra­da, depois de qua­tro anos mar­ca­dos pelo suces­so, onde a ino­vação, o espetácu­lo e os ideais des­ta com­petição fiz­er­am com que inúmeras mar­cas apos­tassem ofi­cial­mente na Fór­mu­la E, casos da BMW, Nis­san, Audi, DS, Jaguar, NIO e Mahin­dra, com a Porsche e Mer­cedes tam­bém pre­sentes de uma força “dis­farça­da”.

As qua­tro tem­po­radas ficaram mar­cadas pelo suces­so, fazen­do o públi­co vibrar, des­per­tan­do a atenção de novos fãs, com cor­ri­das exclu­si­va­mente citad­i­nas, bem no coração das prin­ci­pais cidades Mundi­ais.

A Fór­mu­la E rep­re­sen­ta uma visão para o futuro da Indús­tria automóv­el nos próx­i­mos anos, servin­do de desen­volvi­men­to ao redor do veicu­lo elétri­co, aceleran­do o inter­esse ger­al nestes car­ros e pro­moven­do a sus­tentabil­i­dade. Operan­do como um campe­ona­to “aber­to”, esta com­petição dá às mar­cas de automóveis a opor­tu­nidade de mostrar as suas ino­vações de ener­gia elétri­ca num ambi­ente de cor­ri­da, com a pos­si­bil­i­dade de pro­jetarem car­ros com as especi­fi­cações esta­b­ele­ci­das pela FIA.

O campe­ona­to gira em torno de três val­ores fun­da­men­tais: ener­gia, ambi­ente e entreten­i­men­to e é uma fusão de engen­haria, tec­nolo­gia, desporto, ciên­cia, design, músi­ca e entreten­i­men­to — tudo com­bi­na­do para impul­sion­ar a mudança em direção a um futuro elétri­co e sus­ten­táv­el.

Tex­to e fotos via Brand­looks

Nota do Editor

Após a pub­li­cação deste arti­go, a direção de cor­ri­da apli­cou uma penal­iza­ção a Sam Bird pelo aci­dente em que se envolveu com Andre Lot­ter­er na penúl­ti­ma vol­ta da cor­ri­da.

Com esta penal­iza­ção o pilo­to bri­tan­i­co pas­sou para sex­to clas­si­fi­ca­do. A ordem final da cor­ri­da pode ser con­sul­ta­da aqui. Edoar­do Mor­tara foi declar­a­do vence­dor da cor­ri­da.

Mes­mo assim, Sam Bird con­segue a lid­er­ança do campe­ona­to com mais um pon­to que D’Ambrosio. Di Gras­si sobe a 3º e Mor­tara a 4º. António Felix da Cos­ta é ago­ra 5º clas­si­fi­ca­do.

A clas­si­fi­cação no campe­ona­to de pilo­tos pode ser con­sul­ta­da aqui

Joao Lamares
Siga-me

Joao Lamares

Editor in Chief at JLpress News
Fotógrafo profissional desde 1999, colaborou com diversas empresas, agencias de publicidade e gabinetes de imprensa.
Colaborou com o Blog Fashion Heroines como fashion phortographer.
É o fotógrafo oficial da Colorida Art Gallery.
Fundou a JLpress Sport News and Photo em abril de 2016 onde acumula os cargos de Diretor de conteúdos e fotógrafo.
Joao Lamares
Siga-me

Latest posts by Joao Lamares (see all)