Formula 1: Grande Prémio da Austrália 2018

Grande Prémio da Austrália: Lewis Hamilton, Mercedes AMG #44 - Photo Wolfgang Wilhelm
Grande Prémio da Aus­trália: Lewis Hamil­ton, Mer­cedes AMG #44 — Pho­to Wolf­gang Wil­helm

Grande Prémio da Aus­trália: Hamil­ton garan­tiu a pole na frente dos dois Fer­raris de Kimi Raykko­nen e Sebastien Vet­tel. Ver­stap­pen, no Aston Mar­tin Red Bull garan­tiu a quar­ta posição enquan­to Daniel Ric­cia­r­do que tin­ha garan­ti­do o 5º pos­to é rel­e­ga­do para 8º, por não ter respeita­do as ban­deiras ver­mel­has.

Bot­tas que teve um aci­dente no iní­cio da Q3, é obri­ga­do a mudar a caixa de veloci­dades e, com isso é penal­iza­do em 5 lugares na grel­ha. O desafor­tu­na­do pilo­to da Mer­cedes AMG é rel­e­ga­do para o 15º lugar da grel­ha.

Grande Prémio da Austrália — A Partida

A cor­ri­da começa sem grandes alter­ações. Sirotkin (Williams) e Gasly (Toro Rosso) são as primeiras baixas, com prob­le­mas mecâni­cos. Hamil­ton, Raikko­nen e Vet­tel ocu­pam as 3 primeiras posições. Raikko­nen é o 1º a entrar nas box­es para mudar pneus. Deixa os Ultra-Macios e sai com Macios (amare­lo). Segue-se Hamil­ton com a mes­ma opção de tro­ca. Vet­tel fica no coman­do da cor­ri­da e esti­ca os Ultra-Macios o mais que pode. Um iní­cio de cor­ri­da mais con­ser­vador dá-lhe margem para poder usufruir dos pneus com que ini­ciou a cor­ri­da, durante mais tem­po. A estraté­gia da Fer­rari para o Grande Prémio da Aus­trália pas­sa por Raikko­nen servir de isco a Hamil­ton para que Vet­tel rentabi­lize ao máx­i­mo o espaço aber­to na sua frente. Em parte resul­ta, mas o Mer­cedes de Hamil­ton está muito rápi­do, vai ser pre­ciso algo mais para que a estraté­gia ital­iana resulte.

Ver­stap­pen faz um peão e cai de 4º para 8º. Os Haas estão a faz­er uma grande cor­ri­da e ago­ra ocu­pam os 4º e 5º lugares. Após faz­er a sua par­agem na box, Mag­nun­ssen, Haas #20, pára na pista e fica por ali… Ain­da está­va­mos todos a digerir a par­agem de Mag­nun­ssem quan­do Gros­jean tam­bém para: Prob­le­ma de motor? Os dois Haas ficaram fora da cor­ri­da em menos de 3 voltas. O que se pas­sou?

O Caso Haas

O Grande Prémio da Aus­trália tem o seu primeiro “caso”; Ambos os car­ros da equipa amer­i­cana saíram da boxe com uma das rodas mal aper­tadas.… Ina­cred­itáv­el! Da box veio a ordem: Parar ime­di­ata­mente! O Grande Prémio da Aus­trália tin­ha ter­mi­na­do para a Haas, foi pena.

Grande Prémio da Austrália: Sebastien Vettel, Ferrari SF71H #5
Grande Prémio da Aus­trália: Sebastien Vet­tel, Fer­rari SF71H #5

Virtual Safety Car salva Ferrari

Vet­tel vê a sua opor­tu­nidade quan­do a direção de cor­ri­da aciona o Safe­ty Car Vir­tu­al e vem às box­es. Tam­bém ele tro­ca os Ultra-Macios por Macios e reen­tra na frente de Hamil­ton.

Ric­cia­r­do, que vin­ha recu­peran­do posições encos­ta-se a Raikko­nen, con­tu­do, uma coisa é alcançar o pilo­to da Fer­rari, out­ra é pas­sar o Fin­landês. Mais atrás vem Alon­so, com mais de 15s de difer­ença, segui­do de Ver­stap­pen (Aston Mar­tin Red Bull), Perez (force India) e Bot­tas (Mer­cedes AMG) na dis­pu­ta pelo 5º lugar. No entan­to nada vai mudar até ao final da cor­ri­da que ter­mi­na com a vitória de Sebastien Vet­tel.

A ale­gria do Alemão con­trasta com a desilusão de Hamil­ton. Kimi man­tém-se igual a si próprio. Ric­cia­r­do aca­ba por faz­er uma boa oper­ação e a McLaren parece ter resolvi­do os prob­le­mas que tan­to a ator­men­taram em Barcelona.

O meio do pelotão está muito com­pet­i­ti­vo com McLaren, Force India, Renault e Haas muito fortes. A Toro Rosso foi uma desilusão. esper­a­va-se mais, mas vamos dar o bene­fí­cio da dúvi­da; Afi­nal é uma nova parce­ria.

Próx­i­mo GP é no Bahrain, de 6 a 8 de Abril de 2018. Encon­tramo-nos lá!

1521958637243

 

Siga-me

Joao Lamares

Editor in Chief at JLpress News
Fotógrafo profissional desde 1999, colaborou com diversas empresas, agencias de publicidade e gabinetes de imprensa.
Colaborou com o Blog Fashion Heroines como fashion phortographer.
É o fotógrafo oficial da Colorida Art Gallery.
Fundou a JLpress Sport News and Photo em abril de 2016 onde acumula os cargos de Diretor de conteúdos e fotógrafo.
Joao Lamares
Siga-me