Matilde Fidalgo vencedora do The Girls on Track em Le Mans

Matilde Fidal­go

Matilde Fidal­go foi uma das vence­do­ras na Final do The Girls on Track em Le Mans. A jovem de 16 anos, foi uma das seis escol­hi­das entre as 27 par­tic­i­pantes, para inte­grarem o Train­ing Camp da FIA que visa preparar as jovens pilo­to para uma car­reira no auto­mo­bil­is­mo. Um feito notáv­el para Matilde que par­ticipou nas fas­es de selecção em Por­tu­gal sem qual­quer exper­iên­cia na modal­i­dade.

Para além de Matilde, a FPAK lev­ou mais duas final­is­tas, Inês Mor­eira e Car­oli­na Trindade, que tiver­am igual­mente um exce­lente desem­pen­ho. Valeu, no entan­to, a exper­iên­cia de poder par­tic­i­par num pro­gra­ma inter­na­cional que jun­tou 27 par­tic­i­pantes de nove país­es da Europa.

Matilde Fidal­go já tin­ha dado nas vis­tas nas fas­es de selecção em Por­tu­gal: foi a mel­hor entre as can­di­datas que se apre­sen­taram em Matosin­hos. Mas tarde rumou a Cas­cais, onde mais uma vez foi a mais ráp­i­da. Em Leiria, onde se jun­taram as 12 mel­hores das fas­es de selecção, Matilde voltou a não dar hipóte­ses e reg­is­tou sem­pre os mel­hores tem­pos, fazen­do realçar clara­mente as suas capaci­dades e qual­i­dades para vin­gar no desporto automóv­el.

Antes de par­tir para Le Mans, onde sabia que o grau de exigên­cia era ele­va­do, Matilde dizia: “Quero traz­er a Taça para casa mas tam­bém diver­tir-me e apren­der o máx­i­mo que pud­er”. Já nes­sa altura a deter­mi­nação e o foco da jovem não pas­sa­va des­perce­bido.

Depois de ser sele­ciona­da para dar con­tinuidade ao pro­jec­to que é apoia­do pela FIA e pelo pro­gra­ma Eras­mus+ da União Europeia, Matilde não escon­dia o esta­do de feli­ci­dade: “Muito feliz por ter con­segui­do atin­gir o meu objec­ti­vo. Foi uma exper­iên­cia úni­ca. Os treinos na acad­e­mia e con­duzir pela primeira vez um kart em com­petição foi o pon­to alto daque­les dias. Ago­ra, espero ansiosa­mente pelo Train­ing Camp e por con­seguir ser no futuro pilo­to profis­sion­al”, referiu a meni­na que deixou as mel­hores impressões jun­to da FIA.

Para a FPAK, este resul­ta­do acabou por não ser uma sur­pre­sa: “Des­de o iní­cio que sabíamos que a Matilde tin­ha car­ac­terís­ti­cas muito espe­ci­ais e invul­gares para quem não tin­ha exper­iên­cia. A deter­mi­nação com que sem­pre enfren­tou os desafios e a capaci­dade de se focar no objec­ti­vo que pre­tendia atin­gir, levaram-nos a acred­i­tar que chegaria longe. E já chegou. Esta é a sua primeira grande con­quista. A FPAK, tudo fará para aju­dar a Matilde, não só a dar os primeiros pas­sos no Kart­ing, como a desen­volver uma car­reira bem suce­di­da. É um tal­en­to que tem de ser aproveita­do”, referiu Ni Amor­im, Pres­i­dente da FPAK.

Tex­to e fotos via FPAK

Joao Lamares
Siga-me

Joao Lamares

Editor in Chief at JLpress News
Fotógrafo profissional desde 1999, colaborou com diversas empresas, agencias de publicidade e gabinetes de imprensa.
Colaborou com o Blog Fashion Heroines como fashion phortographer.
É o fotógrafo oficial da Colorida Art Gallery.
Fundou a JLpress Sport News and Photo em abril de 2016 onde acumula os cargos de Diretor de conteúdos e fotógrafo.
Joao Lamares
Siga-me

Latest posts by Joao Lamares (see all)