QUEM É CORRADO LOPRESTO?

Adver­tise­ments
RSS
GOOGLE
https://jlpress.com/artigo/quem-e-corrado-lopresto-893/
YouTube
INSTAGRAM
SOCIALICON
Photo by Collezzionare.com
Alfa Romeo 6C 2500 Bertone 1942 e Cor­ra­do Lopresto com a cop­pa d’oro de vil­la d’Este 2011 Pho­to by Collezzionare.com

Quan­do colo­quei esta per­gun­ta a uma pes­soa ami­ga e depois de um pequeno franzir de sobrol­ho, retorquiu:

Não é o tipo dos glutões, por aca­so?… Sim do deter­gente para a roupa Presto…

OK; Vamos começar de novo!

Quem é Cor­ra­do Lopresto?

Arquite­to, nat­ur­al da Calábria, sul de Itália, ten­do-se fix­a­do em Milão, Cor­ra­do Lopresto é um dos mais impor­tantes cole­cionadores de automóveis de época no mun­do. Com um pal­marés inve­jáv­el onde se desta­cam as vitórias em mais de metade dos con­cur­sos em que par­ticipou, qua­tro Copas d’Oro no Con­cur­so de Elegân­cia de Vil­la d’Este (mais impor­tante con­cur­so de elegân­cia na europa) e cer­ca de 50 “ best in show”; Cor­ra­do Lopresto começou a sua coleção com 18 anos quan­do ade­quir­iu o seu primeiro Fiat Balil­la 3 Marce e o restau­rou por com­ple­to, devol­ven­do-lhe todo o charme e classe de origem. Mais tarde seguiu-se a Fiat LWB 1100 Min­is­te­ri­ale.

Fiat Balilla 3 Marce semelhante ao de Corrado Lopresto Photo Netcarshow.com
Fiat Balil­la 3 Marce semel­hante ao de Cor­ra­do Lopresto
Pho­to Netcarshow.com

Des­de aí Cor­ra­do Lopresto nun­ca mais parou. Com­pra pelo mun­do todo, através de uma rede de ami­gos que o infor­mam quan­do aparece algo de excep­cional, seja qual for o esta­do em que se encon­tra, depois recu­pera-o e dá-lhe o aspec­to orig­i­nal. “… Spes­so arri­vo a casa – rac­con­ta – con cator­ci in tali con­dizioni che miei famil­iari mi dicono: ‘noi su quel coso non si salire­mo mai’. Poi, dopo qualche mese, quan­do lo vedono restau­ra­to, ne sono incan­tati…” ( Stam­pa 26-07-2015).

Para Cor­ra­do Lopresto a estéti­ca não vale “per si”. A sua paixão pas­sa pela história que cada mod­e­lo encer­ra. A razão da sua coleção incidir sobre mod­e­los úni­cos e pro­tóti­pos prende-se com a sua von­tade de dar a con­hecer todos aque­les que foram cri­a­dos mas que por diver­sas razões acabaram por não ser pro­duzi­dos em serie. Muitos destes mod­e­los são mostra­dos em salões do Automóv­el por todo o mun­do; ape­nas como ilus­tração de um novo con­ceito, de uma nova visão para o futuro, out­ros nem chegaram a ser vis­tos pelo grande públi­co da época. Alguns exem­p­los dis­to são o Alfa Romeo Giuli­et­ta Spi­der con­ce­bido por Bertone (pro­totipo) e preteri­do em favor do mod­e­lo apre­sen­ta­do por Pin­in­fa­ri­na (chas­sis nº 7) — os dois mod­e­los que Lopresto irá traz­er a Por­tu­gal e mostrar no Cas­cais Clas­sic Motor­show, o Alfa 6C 2500 SS Berlinet­ta (mod­e­lo con­ce­bido a pedi­do do Barão Gio­van­ni San­gior­gio Gualtieri da Cata­nia) ou o Lan­cia Sibi­lo de 1978 (pro­totipo rial­iza­do com base no chas­sis do Lan­cia Stratos e desen­hado por Mar­cel­lo Gan­di­ni para a Bertone).

Alfa-Romeo 6C 2500 SS Berlinetta - Pininfarina Photo by Loprestocoletion.com
Alfa-Romeo 6C 2500 SS Berlinet­ta — Pin­in­fa­ri­na
Pho­to by Loprestocoletion.com
Alfa Romeo Giulietta Spider - Bertone Photo by Loprestocollection.com
Alfa Romeo Giuli­et­ta Spi­der — Bertone
Pho­to by Loprestocollection.com
Lancia Sibilo - Conceptcar Bertone Photo by Loprestocollection.com
Lan­cia Sibi­lo — Con­cept­car Bertone Pho­to by Loprestocollection.com

Lopresto é um gen­uino “gen­tle­man”, sem­pre sor­ri­dente e ver­dadeira­mente empen­hado em par­til­har a sua paixão com os out­ros. Como foi descrito na Clas­sic Dri­ver em 27 Janeiro de 2015:

He is tru­ly the ‘gold­en boy’ of the clas­sic car world, not because of the mon­e­tary val­ue of his col­lec­tion, but because he is the only per­son to have won the Cop­pa d’Oro at Vil­la d’Este an incred­i­ble four times. “

Fontes:
Clas­sic Dri­ver, 27 Janeiro 2015, “Lose your­self in the breath­tak­ing col­lec­tion of ‘gold­en boy’ Cor­ra­do Lopresto”, Remi Darge­gen.
La Stam­pa Cul­tura, 26 Jul­ho 2015, “Ven­go a pren­der­ti stasera sul­la mia Balil­la 3 marce”, Vit­to­rio Sabadin.
Collezionare.com, 22 Abril 2013, “Miss auto d’epoca”, Dom­izia Dalia
Automoto.it, 23 Fevereiro 2015, “Cor­ra­do Lopresto: ‘Tony Blair? Non si può con­fondere una Isot­ta per una banale Rolls”, Mateo Valen­ti
Auto­mo­tive Mas­ter­pieces, exhi­bi­tions lab, “Cor­ra­do Lopresto”
Loprestocollection.com, Cor­ra­do Lopresto Col­lec­tion Web­site.

Similar Posts: