Semifinalistas do Estoril Open apurados numa “montanha russa” de emoções

Stefanos Tsitsipas (GRE), Millennium Estoril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares
Ste­fanos Tsit­si­pas (GRE), Mil­len­ni­um Esto­ril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares

Tsit­si­pas foi o primeiro a apu­rar-se para as meias finais do Esto­ril Open, ao afas­tar João Domingues que era o úni­co por­tuguês ain­da em pro­va (ler arti­go JLpress). David Gof­fin seguiu os pas­sos do grego e já está tam­bém nas meias finais. Mas, a grande sur­pre­sa do dia seria a vitória do espan­hol Ale­jan­dro Davi­dovich Fok­i­na que der­ro­tou o favorito francês Gael Mon­fils. As sur­pre­sas não ficari­am por aqui e Cuevas afas­tou Tiafoe numa par­ti­da muito dis­pota­da.

Tsit­si­pas, Gof­fin, Davi­dovich Fok­i­na e Cuevas são, assim, os principes da bola amarela que vão, este sába­do, dis­putar o lugar de pro­tag­o­nistas na grande final des­ta 5ª edição do Mil­len­ni­um Esto­ril Open.

Goffin afasta Jaziri e marca encontro com Tsitsipas

David Goffin (BEL) Millennium Estoril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares
David Gof­fin (BEL) Mil­len­ni­um Esto­ril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares

No duro encon­tro, o mais lon­go da com­petição, com Malek Jaziri, o bel­ga con­seguiu dar a vol­ta à desvan­tagem e gan­hou mais um con­fron­to difí­cil. Ao fim de 2h36 min­u­tos, sagrou-se semi­fi­nal­ista num encon­tro que o próprio Gof­fin con­sider­ou “ Quase uma mon­tan­ha rus­sa”.

David Gof­fin vai, assim, defrontar Ste­fanos Tsis­ti­pas nas meias finais, este sába­do. Sobre o adver­sário, o ex-número sete mundi­al adiantou que “espera um jogo muito difí­cil”.

Ele está a jog­ar bem, a mel­ho­rar a cada sem­ana, tem esta­do bem des­de o iní­cio do ano, venceu bas­tantes encon­tros e está a sen­tir-se bem. Creio que está em boa for­ma por­tan­to será duro. Ele está a jog­ar mel­hor do que eu neste momen­to, por isso vou ten­tar jog­ar um exce­lente encon­tro e ten­ho de estar ao meu mel­hor nív­el para o der­ro­tar. É uma meia-final con­tra um top-10 por isso é sem­pre bom e estou muito entu­si­as­ma­do por o defrontar”, acres­cen­tou Gof­fin.

Davidovich Fokina alcança primeiras meias-finais da carreira

Alejandro Davidovich Fokina (ESP) Millennium Estoril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares
Ale­jan­dro Davi­dovich Fok­i­na (ESP) Mil­len­ni­um Esto­ril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares

Mas, as emoções não acal­maram no Está­dio Mil­len­ni­um, com o encon­tro entre o espan­hol Ale­jan­dro Davi­dovich Fok­i­na (167 do rank­ing mundi­al) e e o francês Gael Mon­fils ( 18 do rank­ing). E o improváv­el acon­te­ceu mes­mo, naque­la que seria a grande sur­pre­sa da noite. Pois con­tra todos os favoritismos, Fok­i­na foi ao “tapete” qua­tro vezes e levan­tou-se para gan­har.

O espan­hol de 19 anos, que nun­ca tri­un­fou em qual­quer pro­va ATP, pro­por­cio­nou um autên­ti­co espetácu­lo de ténis ao mais alto nív­el para gáu­dio do públi­co que assis­tia ao encon­tro noturno.

Ape­sar de perder o primeiro set, Fok­i­na con­seguiu col­her de sur­pre­sa aque­les que vatic­i­navam uma glória fácil para Mon­fils e, venceu os 2 sets seguintes por 6–7(2), 7–5 e 6–4 . Esta­va apu­ra­do o penúl­ti­mo semi­fi­nal­ista des­ta 5ª edição da pro­va do Esto­ril.

Cuevas está imparável numa semana atípica

Pablo Cuevas (URU) Millennium Estoril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares
Pablo Cuevas (URU) Mil­len­ni­um Esto­ril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares

O últi­mo encon­tro noturno no Está­dio Mil­len­ni­um, opôs o norte-amer­i­cano Frances Tiafoe ao uruguaio Pablo Cuevas. Num jogo muito dis­puta­do, Cuevas foi supe­ri­or e acabaria por der­ro­tar o adver­sário em três ‘sets’, pelos par­ci­ais de 6–0 , 6–7(5) e 6–2 e, assim, carim­bar o seu pas­s­aporte para as semi­fi­nais.

Pablo Cuevas está a viv­er uma sem­ana ines­per­a­da. “Repesca­do” para o quadro prin­ci­pal no lugar de Kra­ji­novic, o tenista uruguaio tem aproveita­do a opor­tu­nidade da mel­hor maneira e chega, assim, às meias-finais pela quar­ta vez esta época.

Aman­hã, Pablo Cuevas vai dis­cu­tir o aces­so à final com o jovem espan­hol Ale­jan­dro Davi­dovich Fok­i­na.

Ten­do em con­ta o nív­el de ténis prat­i­ca­do hoje no Está­dio Mil­len­ni­um, aguar­da-nos um grande sába­do no Clube de Ténis do Esto­ril.

Paula Lamares: paula.shortstories@gmail.com

Nota do Editor:

A JLpress deixa aqui um espe­cial agradec­i­men­to à Fuji­film Por­tu­gal que decid­iu apoiar-nos nes­ta aven­tu­ra com mate­r­i­al fotográ­fi­co da série X

De fac­to tan­to as câmaras xt2 e xt3 como as objec­ti­vas Fuji­non colo­cadas à nos­sa dis­posição têm tido um desem­pen­ho fan­tás­ti­co per­mitin­do ao fotó­grafo Rui Elias e a mim próprio, a real­iza­ção das ima­gens que ilus­tram os nos­sos arti­gos, post de face­book e insta­gram e fotografias disponi­bi­lizadas na JLpress Image Stock.

Sem este apoio este tra­bal­ho não seria pos­sív­el.

Siga a Fuji­film no insta­gram

Siga a Fuji­film no Face­book

Siga-me

Paula Lamares

Depois fui amanhecendo, um fiozinho de mim por ali afora, dias adentro de varanda ao colo. Até que comecei a pegar aos poucos na rédea do enfado, a realidade menos pegajosa e morna, devagarinho a vestir-me de mim:... Acendia-se as primeiras luzes na serra. Se me desse na veneta hoje voltaria a escrever. Desde então não paro de nascer.
Paula Lamares
Siga-me