Teste Drive: Toyota Rav4

Toyota Rav 4 2.5 Hybrid 218CV Square Collection 5 Portas | Fotografia ©Jlpress/RuiElias
Toy­ota Rav 4 2.5 Hybrid 218CV Square Col­lec­tion 5 Por­tas | Fotografia ©Jlpress/RuiElias

Tex­to de Joao Lamares | Fotografia Rui Elias

Ini­ci­amos hoje uma nova rubri­ca a que demos o nome de teste dri­ve. não é um ensaio, nem pre­tende ser. Antes um con­tac­to para “sen­tir” o car­ro e tirar umas fotos.

A nos­sa primeira “viti­ma” foi o novo Toy­ota Rav 4 que vai na sua 5 ger­ação. O car­ro que mar­camos foi o novo Hybrid 2.5 de 218CV ver­são Square Col­lec­tion 5 por­tas.

Para além da elegân­cia exte­ri­or, a que a Toy­ota já nos vem habit­uan­do, a nos­sa primeira impressão ao entrar no car­ro é de con­for­to e espaço. Os mate­ri­ais uti­liza­dos são de excelên­cia e a sen­sação de bem-estar é ger­al. Não fal­ta nada.

Começá­mos a rolar e a perce­ber os argu­men­tos deste Rav 4. O con­for­to na con­dução é irrepreen­sív­el, o silên­cio é quase abso­lu­to e a suavi­dade é a imper­a­triz.

Fru­to do bom tra­bal­ho real­iza­do pela Toy­ota neste novo chas­sis, a con­dução do Rav 4, mes­mo em modo Pow­er e com os 218Cv à nos­sa dis­posição, é extrema­mente suave. As irreg­u­lar­i­dades da estra­da pas­sam des­perce­bidas, só sendo percetíveis quan­do a estra­da está em muito más condições.

Não há cá arran­ques brus­cos e “costas coladas ao ban­co”, situ­ações que, emb­o­ra alguns de nós apre­ciem, se tor­nam desagradáveis para os pas­sageiros. No entan­to, quan­do pre­cisamos da potên­cia, ela está lá, disponív­el para o que for necessário.

Esta­mos a falar de um híbri­do com 2.5cc e 218cv. Talvez por isso mes­mo, por ser um híbri­do, esta­mos tam­bém a falar de um car­ro com con­sumos muito mod­er­a­dos. Sin­ce­ra­mente, fran­ca­mente mod­er­a­dos.

Quan­do nos entre­garam o car­ro, ele apre­sen­ta­va um con­sumo médio de 6.9l que, segun­do o rep­re­sen­tante da mar­ca tin­ha sido obti­do em diver­sos per­cur­sos, mas muito em auto-estra­da sem pre­ocu­pação de poupança.

Ora, nos poucos km que efe­t­u­amos, con­seguimos baixar a média para 6,7l, o que nos deu um con­sumo a ron­dar os 5,0l que num car­ro destes é fran­ca­mente bom.

A nos­sa opinião neste pequeno con­tac­to com o Rav 4 é fran­ca­mente pos­i­ti­va e, para aque­les que ten­ham disponi­bil­i­dade, uma escol­ha mais que acer­ta­da.

Joao Lamares
Siga-me

Joao Lamares

Editor in Chief at JLpress News
Fotógrafo profissional desde 1999, colaborou com diversas empresas, agencias de publicidade e gabinetes de imprensa.
Colaborou com o Blog Fashion Heroines como fashion phortographer.
É o fotógrafo oficial da Colorida Art Gallery.
Fundou a JLpress Sport News and Photo em abril de 2016 onde acumula os cargos de Diretor de conteúdos e fotógrafo.
Joao Lamares
Siga-me

Latest posts by Joao Lamares (see all)