Tsitsipas e Cuevas finalistas do Estoril Open: Um duelo de gerações

O grego, nº10 do rank­ing ATP, venceu o bel­ga David Gof­fin por 3–6, 6–4 e 6–4. O uruguaio super­ou o jovem sen­sação Ale­jan­dro Davi­dovich Fok­i­na, por 3–6, 6–2 e 6–2.

Tsitsipas: O melhor grego de sempre avança em época de ouro

Stefanos Tsitsipas (GRE), Millennium Estoril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares
Ste­fanos Tsit­si­pas (GRE), Mil­len­ni­um Esto­ril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares

Ste­fanos Tsit­si­pas é o primeiro jogador apu­ra­do para a final de sin­gu­lares do Mil­len­ni­um Esto­ril Open. O grego venceu uma meia-final muito dis­puta­da frente a David Gof­fin, por 3–6, 6–4 e 6–4.

O tenista grego, de 20 anos, está a faz­er uma época fan­tás­ti­ca, sendo esta sua sex­ta final ao nív­el ATP no espaço de doze meses. Lem­bramos que Tsit­si­pas der­ro­tou ontem João Domin­gos num encon­tro muito emo­cional, onde o por­tuguês mostrou que ape­sar da grande dis­tân­cia no rank­ing, impôs ao grego um ténis de grande qual­i­dade.

Mais um grande espetácu­lo num Está­dio à pin­ha, onde o públi­co não se coibiu de aplaudir, durante 2h19 min­u­tos, debaixo de um sol sem tréguas, dois dos mel­hores tenistas da atu­al­i­dade.

Ape­sar do rit­mo impres­sio­n­ante de todo o encon­tro, o ter­ceiro e deci­si­vo set viria a rev­e­lar de que fibra são feitos os tenistas de topo. E tan­to Tsit­si­pas como Gof­fin pode­ri­am com justiça ter gan­ho o papel de pro­tag­o­nistas na final deste domin­go.

David Goffin (BEL) Millennium Estoril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares
David Gof­fin (BEL) Mil­len­ni­um Esto­ril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares

Mas, ao nono jogo, aque­le que já é o mel­hor tenista grego de todos os tem­pos e semi­fi­nal­ista do Open da Aus­trália, con­seguiu falar mais alto e con­quis­tar o break necessário para no jogo seguinte carim­bar a vitória com a sua pan­ca­da de serviço.

“Era o due­lo de que pre­cisa­va, admi­tiu David Gof­fin no rescal­do da der­ro­ta para o número 10 do mun­do. O bel­ga acres­cen­tou tam­bém que Foi um óti­mo encon­tro, joga­do com grande inten­si­dade, em que alguns pon­tos fiz­er­am a difer­ença

Lem­bramos que Gof­fin já este ano tin­ha per­di­do com Tsit­si­pas, nas meias-finais do torneio de Marsel­ha em que o grego se sagrou campeão, depois do Dubai onde Tsit­si­pas tam­bém arrecadou o títu­lo, nes­ta mes­ma época.

Cuevas: Lucky loser chega à final do torneio ATP português

Pablo Cuevas (URU) Millennium Estoril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares
Pablo Cuevas (URU) Mil­len­ni­um Esto­ril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares

Na out­ra meia-final, Pablo Cuevas pre­cisou tam­bém de três sets para bater o seu adver­sário, com os par­ci­ais de 3–6, 6–2 e 6–2. O número 67 do ‘rank­ing’ mundi­al, de 33 anos, que atinge esta eta­pa do torneio sob a condição de ‘lucky los­er’, impôs-se ao fim de uma hora e 53 min­u­tos ao jovem espan­hol, de 19 anos, que ain­da em iní­cio de car­reira, ocu­pa a posição 167 do rank­ing.

A juven­tude e irreverên­cia de Fok­i­na des­ta vez não se con­seguiram impor à exper­iên­cia do vet­er­a­no Cuevas e, o tenista uruguaio acabou por “que­brar” o espan­hol que pre­cisou mes­mo de assistên­cia em cam­po do fisioter­apeu­ta.

Fok­i­na segue ago­ra para Madrid, para o mas­ters 1000, como con­vi­da­do da orga­ni­za­ção, mas cer­ta­mente levará con­si­go momen­tos inesquecíveis do torneio luso.

Alejandro Davidovich Fokina (ESP) Millennium Estoril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares
Ale­jan­dro Davi­dovich Fok­i­na (ESP) Mil­len­ni­um Esto­ril Open 2019 | ©JLpress/JoaoLamares

Por sua vez, Pablo Cuevas procu­ra o séti­mo títu­lo — os ante­ri­ores foram todos no pó de tijo­lo — na sua déci­ma final. O uruguaio tem encon­tro mar­ca­do com Ste­fanos Tsit­si­pas, o primeiro cabeça de série do torneio e grande favorito à vitória, face à boa época que está a faz­er.

Esta final será assim, um ver­dadeiro due­lo de ger­ações: Se Ste­fano Tsit­si­pas gan­har a final tor­na-se no jogador mais novo (20 anos) a con­quis­tar o torneio do Esto­ril, mas se for Pablo Cuevas será o jogador mais vel­ho (33 anos).

O encon­tro está mar­ca­do para este domin­go, nun­ca antes das 15h30, no Clube de Ténis do Esto­ril.

Paula Lamares: paula.shortstories@gmail.com

Nota do Editor:

A JLpress deixa aqui um espe­cial agradec­i­men­to à Fuji­film Por­tu­gal que decid­iu apoiar-nos nes­ta aven­tu­ra com mate­r­i­al fotográ­fi­co da série X

De fac­to tan­to as câmaras xt2 e xt3 como as objec­ti­vas Fuji­non colo­cadas à nos­sa dis­posição têm tido um desem­pen­ho fan­tás­ti­co per­mitin­do ao fotó­grafo Rui Elias e a mim próprio, a real­iza­ção das ima­gens que ilus­tram os nos­sos arti­gos, post de face­book e insta­gram e fotografias disponi­bi­lizadas na JLpress Image Stock.

Sem este apoio este tra­bal­ho não seria pos­sív­el.

Siga a Fuji­film no insta­gram

Siga a Fuji­film no Face­book

Siga-me

Paula Lamares

Depois fui amanhecendo, um fiozinho de mim por ali afora, dias adentro de varanda ao colo. Até que comecei a pegar aos poucos na rédea do enfado, a realidade menos pegajosa e morna, devagarinho a vestir-me de mim:... Acendia-se as primeiras luzes na serra. Se me desse na veneta hoje voltaria a escrever. Desde então não paro de nascer.
Paula Lamares
Siga-me