• geral@jlpress.com
  • September 20, 2019
0 Comments

As Conferências do Estoril são um encontro global que ocorre de dois em dois anos sob um mesmo tema universal: Desafios Globais, Respostas Locais. As C.E. contam com o alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa e, na sua última edição, atraíram cerca de quatro mil participantes, ao longo dos seus três dias. Um terço dos participantes foram jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 29 anos.

Subjacentes à globalização estão alterações políticas, económicas, sociais e culturais que ocorrem todos os dias e que promovem e aceleram novos atores internacionais, divisões, interconexões e interdependências entre povos, países e regiões. Num mundo em rápida mutação, a crescente interdependência entre os diferentes atores e regiões apresenta tanto desafios como oportunidades que necessitam de uma cada vez maior e profunda análise.

Através da abordagem inovadora, as Conferências do Estoril incorporam o conceito operacional de “solução de problemas”. Partindo da premissa de que os desafios são globais, estes necessitam tanto de soluções globais bem como soluções locais. Assim, a relação entre o local e o global é comum a todas as edições.

Nas cinco edições, foram presentes vários oradores de renome mundial das esferas privadas e públicas, de todo o mundo, incluindo mais de uma dezena de vencedores do prémio Nobel, mais de 30 chefes e ex-chefes de Estado e cerca de uma centena de académicos, de entre mais de trezentos oradores.

Conferências do Estoril 2019: “Empowering Humanity: From Local to Global Justice”

Na 6ª edição das Conferências do Estoril o tema é “Empowering Humanity: From Local to Global Justice”. Para discutir os tópicos dos direitos e deveres humanos, tecnologia e democracia, justiça climática, desigualdade, migrações e globalização inclusiva, as Conferências do Estoril contam uma vez mais com um painel de oradores com história e histórias para contar, agentes da mudança e provocadores.

Ativistas dos Direitos Humanos

Uma vez mais estarão presentes para nos inspirar os testemunhos daqueles que dedicam a vida à luta pela proteção e promoção dos direitos humanos:

Ahmad Nawaz: Ativista para a educação e a paz (Paquistão)

Edit Schlaffer: Fundadora e Diretora da ONG Women without Borders (Áustria)

Fareeda Khalaf: Refugiada e ativista Yazidi (Iraque)

Laya Vasudevan: Diretora do Center for Legal Aid and Rights (Índia)

Laureados com o Nobel

Ao todo, doze laureados com o prémio Nobel em várias áreas vieram falar às Conferências do Estoril.

Em 2019, pelo menos mais três serão adicionados a esta lista:

Edmund Phelps: Prémio Nobel da Economia em 2006 (Estados Unidos)

Rigoberta Menchú Tum: Prémio Nobel da Paz em 1992 (Guatemala)

Svetlana Alexievich: Prémio Nobel da Literatura em 2015 (Bielorrússia)

Changemakers

Em todas as edições das Conferências do Estoril, estão presentes oradores que são considerados verdadeiros agentes da mudança.

Anne Applebaum: Jornalista do Washington Post e Prémio Pulitzer de Não-Ficção Geral 2004 (Estados Unidos)

Harald Jäger: Militar, também conhecido como o homem que “derrubou o muro de Berlim” (Alemanha)

Joana Marques Vidal: Procuradora-Geral da República 2012-2018 (Portugal)

Miguel Otero: Jornalista e Diretor do Jornal “El Nacional” (Venezuela)

Personalidades Políticas

De todo o mundo, virão personalidades políticas às Conferências do Estoril, com visões muito próprias acerca dos desafios que o nosso mundo enfrenta.

Carlos Mesa: Presidente da Bolívia (2003-2005)

Germán Garavano: Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos (Argentina)

As Conferências do Estoril, mais uma vez, irão contribuir para promover o diálogo entre teoria e praxis, ética e política, passado e futuro, gerações antigas e jovens.

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *